A caminho do EURO2020: 10 prodígios a manter debaixo de olho
O velho continente está repleto de talentos em ascensão e prestes a "explodir". A DW compilou uma lista de dez jogadores a acompanhar durante o EURO2020.
Jadon Sancho | Inglaterra
Será o primeiro "Euro" de Jadon Sancho. O avançado inglês de 21 anos voltou a fazer uma bela época pelo Borussia Dortmund. Em 37 jogos oficiais, marcou 16 golos e fez 21 passes para golo. Pela seleção dos três leões, Sancho leva 18 internacionalizações e três golos. O passe do jogador inglês está avaliado em 100 mihões de euros e não é certo que fique na Bundesliga para a próxima época.
Kylian Mbappé | França
Já é um nome badalado no futebol mundial. Mas não deixa de ser um prodígio. Com apenas 22 anos, já foi campeão do mundo em 2018, torneio em que foi considerado o Melhor Jogador Jovem do Mundial'18. Por estranho que pareça, não ganhou o prémio "Golden Boy" (ganhou Matthis de Ligt). Esta época, Mbappé marcou 41 golos em 46 jogos oficiais. Está de pé quente e é a arma mais temida da França.
Phil Foden | Inglaterra
É um dos imprescindíveis para Pep Guardiola no Manchester City e ainda tem 20 anos. Na sua primeira época a titular regular, fez parte de 48 jogos oficiais, e marcou 15 golos e fez 10 assistências. Pode jogar no meio, à esquerda ou à direita. Pé esquerdo, visão de jogo e último passe definem este talento inglês. Está avaliado em 70 milhões de euros... Segurem-no!
João Félix | Portugal
O "Golden Boy" 2019 vai jogar a primeira grande competição por Portugal. João Félix, que ainda carrega o "peso" dos 120 milhões de euros que o Atlético de Madrid pagou por ele ao Benfica, não fez uma grande época a nível individual. Em 39 jogos esta época, somou 10 golos e seis assistências. No entanto, a nível coletivo, conquistou a "La Liga" e apareceu em momentos decisivos.
Kai Havertz | Alemanha
É um número 10 fora do normal. 21 anos, 1,89cm e pé esquerdo com lume. O Chelsea pagou 80 milhões de euros por Havertz, ao Bayer Leverkusen. E não se arrependeu.
Jamal Musiala | Alemanha
Fez praticamente todas as camadas jovens pela seleção inglesa. Na hora de escolher quem representaria como sénior, Jamal Musiala escolheu jogar pela seleção alemã. O médio ofensivo de apenas 18 anos é a grande surpresa na convocatória da Alemanha para o EURO2020. Na primeira época como jogador do plantel principal do Bayern Munique, fez seis golos em 26 jogos.
Gianluigi Donnarumma | Itália
Desde a chegada de Roberto Mancini à seleção italiana, é Donnarumma mais dez. O gigante guardião do AC Milan vai jogar a primeira grande competição pela Itália. Há muito que é apontado como o sucessor de Buffon como o dono da baliza italiana para a próxima década e talvez mais alguns anos. Tem 22 anos, mas já defende a baliza do AC Milan desde os 16. E o primeiro nome? Gianluigi...
Pedri | Espanha
Pedro González López. Pedri para os que gostam de bom futebol. Formado na academia do Las Palmas e contratado pelo Barcelona em 2019/20 - por 20 milhões de euros - Pedri fez mais de 50 jogos pelo "Barça", com apenas 18 anos. Toque de bola, açeleração do ritmo de jogo, roda sobre o adversário, eficácia no passe. Qualquer semelhança a Iniesta ou Xavi é pura coincidência.
Alexander Isak | Suécia
Será a primeira grande competição para Isak. O avançado de 21 anos ficou "conhecido" quando chegou ao Borussia Dortmund em 2016/17, que na altura pagou mais de oito milhões de euros ao AIK Solna por um miúdo de 17 anos. Não vingou no Signal Iduna Park, mas faz correr tinta em Espanha. Na segunda época ao serviço da Real Sociedad, fez 16 golos em 34 jogos na liga espanhola.
Jude Bellingham
Tem apenas 17 anos e já está avaliado em mais de 50 milhões de euros. É um prodígio do futebol inglês e do Borussia Dortmund. Bellingham é um médio que pode fazer qualquer posição na zona intermediária do terreno e Southgate, selecionador inglês, apelidou o jovem de "fenomenal" preenchendo não só os "requisitos técnicos, mas também ambição e maturidade." Sem pressão, miúdo...