Bundesliga: Jovens pérolas prontos para encantar em 2019-20
A Bundesliga é uma das montras de futebol para a projeção de carreiras dos jovens futebolistas de notáveis talentos. Jadon Sancho e Kai Havertz já deixaram marcas, mas há mais sub-21 prontos para mostrar o que valem.
Kai Havertz, 20, Bayer Leverkusen
A estrela de destaque da nova geração de futebolistas alemães, Havertz com 88 jogos, marcou 24 golos. Tecnicamente muito bom, forte com os dois pés, com a capacidade de criar espaços entre linhas de passe. Havertz é muito assertivo na finalização e capaz de assistir os companheiros. Permanece em Leverkusen, mas pelos vistos é apenas uma questão de tempo antes de dar um grande salto na carreira.
Jadon Sancho, 19, Borussia Dortmund
Despertou a curiosidade dos críticos quando deixou a "premier league" para brilhar na Bundesliga. A sua performance, acaba por atrair muitos outros jovens ingleses que seguem os seus passos. O ex-extremo do Manchester City é um jogador versátil, com grande capacidade de decisão nos passes. Jadon foi uma das estrelas da temporada passada, com um registo de 12 golos e 17 permanências na Bundesliga.
Dayot Upamecano, 20, RB Leipzig
Médio ofensivo parece estar destinado a chegar ao topo da carreira futebolística. Fisicamente muito forte, Upamecano é potente nos lances aéreos e analisa bem o jogo. Por ser um médio com disciplina tática, volátil no meio-campo e sempre disponível para a missão defensiva, Upamecano tornou-se num dos médios defensivos da Bundesliga. Julian Nagelsmann seria um treinador ideal para o jovem talento.
Ibrahima Konate, 20, RB Leipzig
Konate é outro defesa-central da RB Leipzig que é similarmente, tanto no ar como no solo. O francês agarrou a oportunidade na última temporada após a lesão de Upamecano, para apresentar um nível de futebol que impressionou. Konate descreveu Upamecano "como um irmão" e a dupla de centrais espera proporcionar uma excelente parceria nesta época.
Alphonso Davies, 18, Bayern Munich
A sua história comoveu o mundo de futebol. O lateral de nacionalidade desportiva canadiana foi “caçado” num campo de refugiados. Em janeiro o Bayern de Munique pagou pela pérola que nasceu no Gana pouco mais 11 milhões de euros. As saídas de Franck Ribery e Arjen Robben podem oferecer a Davies mais oportunidades este ano.
Marcus Thuram, 21, Borussia Mönchengladbach
O filho do campeão francês 98, Lilian Thuram, juntou-se ao pódio em julho depois de impressionar os críticos nos clubes franceses. Marcus de 1,92 m é um jogador ofensivo que pode jogar nas alas, bem como ocupar posição 9 no ataque. Thuram também tem grandes habilidades, por isso, é visto como um substituto de Thorgan Hazard, que se transferiu para o Dortmund. Custou ao BVB 12 milhões de euros.
Weston McKennie, 20, Schalke 04
Foi uma exceção positiva na época sombria que o Schalke 04 fez ano passado, McKennie passou o verão capitaneando a seleção dos EUA até a final da Gold Cup, apesar de seus 20 anos de idade. Um volante no meio-campo, McKennie jogou em várias posições na temporada passada, quando Domenico Tedersco procurava por uma fórmula vencedora que nunca encontrou.
Evan N'Dicka, 19, Eintracht Frankfurt
Outro francês que se notabilizou muito pela excelente época que fez, sendo uma das três peças fundamentais na manobra ofensiva e na construção do jogo de Frankfurt. O médio deu-se mais nas vistas na segunda metade da época ao ponto de arrebatar o prémio Rookie of the Month da Bundesliga (para menores de 23 anos) em fevereiro. Uma grande temporada poderia estar a chegar para o Evan N`Dicka.
Josh Sargent, 19, Werder Bremen
O avançado americano deu um impacto imediato, em apenas dois minutos depois de sair do banco para sua estreia, no ano passado. Sargent terminou a época com dois golos num total de 205 minutos e, apesar de ter entrado para o time de Golden Cup dos EUA, o treinador do Bremen, Florian Kohfledt, diz que ficou impressionado com as suas qualidades.
Jann-Fiete Arp, 19, Bayern Munich
Decidiu juntar-se ao Bayern Munique, oriundo de Hamburgo, para colocar em ação o seu talento na primeira liga de futebol alemão. Isto numa altura em que os bávaros querem aliviar a pressão sobre o atacante Robert Lewandowski. O "craque" chega a Munique fruto de uma excelente época na 2ª Bundesliga. Finalizador nato, Arp notabilizou-se ao marcar logo nas duas primeiras aparições profissionais.
Tyler Adams, 20, RB Leipzig
O terceiro norte-americano e o terceiro jogador de Leipzig nesse grupo, Adams chegou à RB através de sua filial em Nova Iorque, em janeiro e começou imediatamente a revelar as suas qualidades no meio-campo da Bundesliga. Forte em pressionar, com elevado sentido tático e muito construtivo, Adams é um verdadeiro polivalente que pode ocupar várias posições no meio campo.
Ademola Lookman, 21, RB Leipzig
Ademola é um dos jovens ingleses a seguir os passos de Sancho a procura de afirmação na Bundesliga. O avançado de 19 anos chega à Alemanha em 2018 proveniente do Everton, onde foi utilizado por 16 vezes e teve dois tentos certeiros. Uma espécie de seta apontada para a baliza, o inglês marcou cinco golos em seus 574 minutos na Bundesliga.
Achraf Hakimi, 20, Borussia Dortmund (loan)
Prestes a entrar na segunda de duas temporadas ao serviço de Dortmund. O Marroquino com ambição e vontade de mostrar mais o seu talento, deixou o conforto de Real Madrid e vem à procura do seu espaço para Dortmund. O avançado aproveitou um início espetacular de sua carreira no BVB, com um golo e oferecendo três permanências nos seus primeiros cinco jogos.
Rabbi Matondo 18, Schalke 04
O jovem Rabbi Matondo deixou o Manchester City e assinou pelo Schalke 04 por quatro temporadas e meia, ficando com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Matondo não teve muitas oportunidades na época passada ao serviço do Schalke 04. Aquando da chegada à Alemanha afirmou: "A Bundesliga é uma grande liga. O Schalke 04 é a escolha certa para o meu futuro futebolístico".