Contagem regressiva para o 2º turno das presidenciais em Cabo Verde
11 de agosto de 2011Na corrida pela cadeira presidencial de Cabo Verde estão neste segundo turno os candidatos Jorge Carlos Fonseca, do Movimento para a Democracia (MpD) - o maior partido da oposição - e Manuel Inocêncio, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o partido do governo.
A campanha começou com os candidatos deslocando-se para as ilhas onde venceram no primeiro turno. Manuel Inocêncio Sousa esteve na ilha do Fogo e de São Vicente, onde agradeceu aos votos.
Jorge Carlos Fonseca também foi à ilha do Sal retribuir a confiança e reforçar a vantagem conseguida na primeira volta: "já é evidente que há muito mais entusiasmo e motivação. As bases de apoio se alargaram, o que me dá tranquilidade e condições para vencer no dia 21 de agosto", aposta confiante o candidato Fonseca.
Mas para evitar que Fonseca vença as eleições, Inocêncio Sousa pretende priorizar neste segundo turno os contatos personalizados com o eleitorado: "vou continuar o clico de visitas às ilhas, apresentando o meu programa. Nesta volta, estou procurando preferencialmente falar direto com as pessoas", aposta o candidato do PAICV.
O desafio de diminuir a abstenção
Outro grande desafio dos dois candidatos nesta segunda volta é conquistar parte dos 143 mil cabo-verdianos que não votaram nas eleições do primeiro turno, no dia sete de agosto.
Além do Fogo, Inocêncio Sousa deverá estar também nas ilhas de São Vicente, Boa Vista, Sal, São Nicolau e Santiago. Depois do Sal e São Vicente, está na rota de Fonseca, assim como o Fogo, eventualmente também Boa Vista.
Nesta corrida presidencial, os dois candidatos apostam em grandes concentrações, passeatas, visitas porta a porta e encontros com entidades.
Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Bettina Riffel / António Rocha