Dentistas alemães dão assistência médica gratuita
16 de outubro de 2015No centro de saúde de Ponta de Água, na Cidade da Praia, dez pessoas, jovens e adultos, estão à espera de serem atendidas. Não querem falar à imprensa, uns por vergonha e outros porque têm dor de dentes. Aguardam pela saída de dois pacientes que se encontram na sala de consultas.
Os três dentistas e dois assistentes (todos da Alemanha), apoiados por dois dentistas cabo-verdianos, não têm mãos a medir. Diariamente atendem uma média de 25 pessoas.
"Esta equipa pertence à organização caritativa 'Dentistas sem Fronteiras'. Nas próximas semanas e meses, iremos enviar regularmente equipas de dentistas para apoiar e ajudar os colegas cabo-verdianos na solução dos problemas dentários nestas ilhas", diz o chefe da equipa, o Dr. Klaus Fackler, entre consultas. A entrevista é curta. Facker tem de atender o próximo paciente.
Neste centro de saúde, as consultas dentárias são gratuitas. Fazem-se aqui limpezas, restaurações, extrações dentárias e tratamento de canal dentário.
O projeto tem como público-alvo pessoas carenciadas, nomeadamente, crianças, jovens e adultos até 35 anos de idade, idosos, diabéticos, hipertensos e grávidas.
Procura maior que oferta
"Infelizmente, não podemos atender todos ao mesmo tempo. Mas estamos a fazer um esforço para atender o máximo de pessoal que pudermos", diz Osias Fernandes, coordenador do Programa cabo-verdiano de Saúde Oral, que acompanha a equipa alemã. "A nossa intenção é colocar mais pessoas. Quanto mais pacientes pudermos atender, melhor para a população de Cabo Verde."
O projeto dura cinco anos.
"Em princípio, a equipa vai ficar connosco cá na Ilha de Santiago por dois anos. Nos restantes três anos, os dentistas vão percorrer o território nacional", explica Fernandes.
"Quanto o protocolo foi assinado, a organização alemã deslocou-se à China e comprou quatros consultórios móveis, que trouxe para cá com todo o material necessário para atender os pacientes. No final, a intenção é doar esse material ao Ministério da Saúde."