1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolAlemanha

Alphonso Davies: De refugiado a embaixador da ONU

6 de abril de 2021

A estrela do Bayern Munique e do Canadá nasceu num campo de refugiados no Gana, quando a sua família fugia da guerra civil na Libéria. Davies torna-se, assim, no primeiro jogador nomeado embaixador para os refugiados. 

https://p.dw.com/p/3rda7
Foto: Markus Ulmer/picture alliance

Atualmente é o jogador mais rápido da Bundesliga, a principal liga alemã de futebol, com uma velocidade máxima de até 36,96 km/h. Davies, filho de pais liberianos, nasceu em 2 de novembro de 2000, num campo de refugiados, em Buduburam, no Gana. Cinco anos depois, os pais Debeah Davies e Victoria Davies mudaram-se para o Canadá. 

Em Edmonton, Davies, o quarto filho mais novo de seis irmãos, viria a tornar-se cidadão canadiano em 6 de junho de 2017. Desde então, bateu todos os recordes no futebol canadiano como jovem futebolista até se juntar ao Bayern Munique, em 2019, na Alemanha. Aos 15 anos estreou-se numa equipa profissional no Canadá e aos 16 chegou à seleção principal, entrando para a história como o mais jovem de sempre na equipa. Foi peça fundamental ao ajudar os bávaros a ganhar todas as cinco importantes competições na época desportiva 2019/20. 

Primeiro futebolista nomeado embaixador do ACNUR 

Devido à sua popularidade e notabilidade no futebol mundial, Alphonso Davies foi nomeado, no início de abril do presente ano, como embaixador especial de Boa Vontade das Nações Unidas para ajudar os refugiados. É o primeiro futebolista a tornar-se um embaixador do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), provavelmente o título mais importante da sua carreira.

O ACNUR sublinha que é "impressionante a vontade" de Davies em ajudar os refugiados desde 2020. "Ele quer dar mais atenção a essas pessoas e visitar campos de refugiados", disse o chefe do ACNUR, Filippo Grandi.

Alphonso Davies
Alphonso Davies, antigo refugiado nomeado embaixador da ONUFoto: picture-alliance/AP/The Canadian Press/D. Dyck

Voz dos refugiados 

Em declarações publicadas na página oficial do ACNUR, Alphonso Davies diz que quer ser "a voz de mais 80 milhões de refugiados no mundo". "Eu sei o que é ser um refugiado. A minha família teve de deixar tudo para trás na Libéria para encontrar segurança no Gana. A família foi para o Canadá como parte de um programa de ajuda aos refugiados do ACNUR", disse o defeso esquerdo de 22 anos.

"As minhas próprias experiências fazem-me querer falar pelos refugiados, partilhar histórias e ajudar a fazer diferença'', disse Davies.

Em março ajudou a lançar uma campanha do Governo canadiano para promover o acesso a uma educação de qualidade para os refugiados e participou em vários jogos para angariação de fundos.

"Muita das vezes pergunto: o que seria de mim se tivesse ficado ainda no campo de refugiados?! Acho que não chegaria onde estou hoje", afirmou o jovem jogador do Bayern Munique. 

Carreira no Bayern Munique 

Na presente temporada, Alphonso Davies fez já 17 dos 27 jogos na Bundesliga, marcou um golo e fez uma assistência para o golo. Com um contrato válido até 2025 com os campeões alemães em título, o internacional canadiano totalizou 52 jogos na liga alemã, todos com as cores do Bayern. Com a seleção do Canadá, Davies carimba 19 internacionalizações e sete golos marcados. Ao longo da sua curta carreira na Europa já conquistou uma Liga dos Campeões, dois campeonatos da Alemanha, duas taças da Alemanha e um campeonato do mundo de clubes. 

Uma nova esperança chamada futebol