Quem irá chegar à grande final do Mundial 2018?
França x Bélgica e Inglaterra x Croácia vão decidir quem segue para a final de Moscovo.
Croácia
20 anos depois, a Croácia regressa à semifinal de um Mundial de futebol. Depois de uma fase de grupos sublime, em que fez o pleno de vitórias, num grupo onde tinha a concorrência da Argentina - que já foi eliminada - a Croácia precisou de penáltis para eliminar a Dinamarca e para deixar para trás, a anfitriã, Rússia. Mas o recente histórico com a Inglaterra, faz sonhar...
O "motor"
Luka Modrić (foto) é o verdadeiro cérebro desta Croácia. O médio de 32 anos, que atua no Real Madrid, carrega o piano desta seleção. Com a companhia de Ivan Rakitić, jogador que atua no Barcelona, os croatas criam e controlam a bola como poucos. 20 anos depois, a Croácia está na meia-final de um campeonato do mundo. Modrić é tricampeão europeu pelo Real Madrid. E se, a Croácia ganhar o Mundial?
Inglaterra
28 anos depois, a Inglaterra regressa a uma meia-final de um Mundial de futebol. Depois de gerações como David Beckham, Paul Scholes ou Gerrard, esta seleção parece não ter as individualidades estrelares que tinha há menos de uma década. No entanto, o selecionador Gareth Southgate, parece ter montado uma estratégia difícil de bater no tabuleiro. Estará encontrada a chave inglesa para o Mundial?
"Sir" Kane
Harry Kane tem sido uma das grandes figuras da Inglaterra, e claro, deste Mundial 2018. O avançado inglês de 24 anos é o melhor marcador do campeonato do mundo, com seis golos em cinco jogos. Frieza, liderança e muita técnica nos pés de Kane. Recuando até 1966, quando Sir Bobby Charlton, foi o herói do Mundial, ganho pela Inglaterra, a ver vamos se Kane não irá se irá sagrar uma lenda inglesa.
Bélgica
32 anos depois, a Bélgica está de volta às meias-finais de um campeonato do mundo de futebol. O "borrego" está comido e ultrapassado. Agora, é arranjar espaço para mais uma "entrada", até ao prato principal, a final do Mundial 2018. Seria inédito, mas não impossível. Um plantel repleto de talentos, que brilham ao mais alto nível na "Premier League", em Inglaterra, está na hora de dar o salto.
Epicentro da força belga
Romelu Lukaku está um autêntico "monstro" em campo. O avançado de 25 anos, que atua no Manchester United, é o ponto de referência ofensiva da equipa. Tal como já demonstrou neste Mundial, um contra-ataque pode começar e acabar nos seus pés. O seu 1.91cm de altura não lhe retiram a velocidade e a precisão de posicionamento entre as defesas adversárias. Há muito que a Bélgica não tinha um "ponta"!
França
A consistência do futebol francês em competições internacionais é já uma realidade. Campeã do mundo e campeã europeia em 2000/2002; vice-campeã do mundo em 2006; quartos de final em 2014; vice-campeã europeia em 2016; e por fim, semifinalista do Mundial de 2018. É notório o crescimento da França na formação de jogadores de elite do futebol mundial. Uma séria candidata a campeã do mundo.
"Kylian Griezmann"
Kylian Mbappé (dta) e Antoine Griezmann (esq) formam uma dupla interessante e imprevisível. Rápidos, eficazes, e sobretudo, móveis. Sabem jogar de costas para a baliza e não temem o um para um. Ora há dois anos, em 2016, Giroud não casou na perfeição com Griezmann. Mas agora que há Mbappé, Giroud joga fixo na área, enquanto que estes dois senhores trocam as voltas às defesas. O que esperar deles?