Senegal: Oposição cancela protestos deste sábado
13 de março de 2021O Movimento de Defesa da Democracia (M2D) havia convocado para este sábado (13.03) uma manifestação pacífica no Senegal para pressionar a libertação do que designou como "prisioneiros políticos".
Entretanto, numa declaração na sexta-feira (12.03), o coletivo informou que estava a adiar indefinidamente o protesto após discussões com líderes religiosos.
"Na sequência das discussões, o M2D concordou com o pedido de adiar a manifestação", informou, sem fornecer uma nova data.
Pelo menos cinco pessoas foram mortas em confrontos anteriores pelo país, de acordo com uma contagem da agência de notícias AFP, devido à violência desencadeada a 3 de março, quando a polícia prendeu o líder da oposição Ousmane Sonko.
A agitação continuou até 8 de março e há relatos contraditórios sobre o número de pessoas que morreram nos confrontos.
Sonko, um crítico governamental de 46 anos popular entre os jovens senegaleses, foi detido na semana passada a caminho do tribunal, para onde seguir para prestar esclarecimentos sobre acusações de violação sexual.
Ele foi libertado na segunda-feira,
depois de ter sido acusado de violação e ameaças de morte.
Sonko terminou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2019 e é considerado um candidato para substituir o Presidente Macky Sall em 2024.
Sonko negou ter cometido um crime e acusou Sall de fabricar a acusação de violação para o afastar da política.