Tanzânia: Mais de 100 mortos em naufrágio no Lago Vitória
21 de setembro de 2018Já foram confirmados mais de 100 mortos no naufrágio de um navio de passageiros no Lago Vitória, na Tanzânia, que segundo a imprensa transportava cerca de 400 pessoas. A informação foi confirmada pela rádio estatal do país, citando a polícia, esta sexta-feira (21.09).
O naufrágio da embarcação "MV Nyerere" ocorreu na quinta-feira, na zona sul do Lago Vitória. O número de mortos pode aumentar ao longo do dia, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com fontes citadas pela imprensa da Tanzânia, o navio possuía capacidade total para 100 passageiros e 25 toneladas de mercadorias, mas várias publicações referem que se encontravam embarcadas cerca de 400 pessoas.
O governador da região de Mwanza, John Mongella, indicou que por enquanto ainda não se pode determinar o número total de passageiros que se encontravam a bordo do "MV Neyrere" na altura do naufrágio.
Sobreviventes
A autoridade acrescentou que 40 pessoas foram resgatadas com vida na quinta-feira à noite, mas não adiantou se foram localizados sobreviventes hoje de manhã, depois de terem sido retomadas as buscas que foram interrompidas durante a noite.
Segundo testemunhas citadas pelo jornal local "The Citizen", os pescadores que trabalham nas proximidades se dirigiram imediatamente para a região como o objetivo de ajudar no resgate dos passageiros.
O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, enviou condolências às famílias das vítimas mortais e desejou uma rápida recuperação aos passageiros que foram, entretanto, hospitalizados.
Navio
O navio pertence à estatal Agência de Serviços Eletrónicos e Eletromecânicos da Tanzânia e naufragou enquanto fazia a ligação entre a península de Ukerewe e a ilha de Ukora, na zona sul do Lago Vitória, o maior do continente africano.
O lago - um importante ponto de atração turística - é rodeado pelos territórios da Tanzânia e Quénia é igualmente uma zona onde se registam vários naufrágios todos os anos, sobretudo devido a fortes tempestades.