1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosAlemanha

Zelensky quer o fim da guerra na Ucrânia em 2025

Lusa
11 de outubro de 2024

O Presidente ucraniano reuniu-se, esta-sexta-feira, em Berlim, com o chanceler alemão a quem pediu "que a ajuda não diminua no próximo ano". Olaf Scholz garantiu que "apoio à Ucrânia não irá enfraquecer".

https://p.dw.com/p/4lhMb
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e chanceler alemão Olaf Scholz, Berlim, 2024
Presidente ucraniano disse, esta sexta-feira, durante uma visita a Berlim, que pretende o fim da guerra com a Rússia em 2025Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, esta sexta-feira (11.10), durante uma visita a Berlim, que pretende o fim da guerra com a Rússia em 2025.

 "A Ucrânia (...) quer um fim justo e rápido para esta guerra (...) Gostava de ver isto o mais tardar no próximo ano, 2025", disse Zelensky, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, sublinhando que é "muito importante que a ajuda não diminua no próximo ano".

Por seu lado, o chanceler alemão garantiu que o apoio à Ucrânia não esmorecerá. "O nosso apoio à Ucrânia não irá enfraquecer", assegurou Olaf Scholz, acrescentando que a Alemanha não aceitará "uma paz ditada pela Rússia".

Mais ajuda para Kiev

Scholz anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 1,4 mil milhões de euros, que será fornecido pela Alemanha, Bélgica, Dinamarca e Noruega, ainda antes do final do presente ano.

Este pacote conterá sistemas de defesa aérea IRIS-T e Skynex, bem como blindagem antiaérea Gepard, 'drones' de combate, munições de artilharia e radares, entre outros.

A Alemanha acaba também de fornecer um pacote de ajuda militar de 600 milhões de euros que inclui o quinto sistema IRIS-T, tanques, sistemas de obuses, munições de artilharia e 'drones', lembrou o chanceler.

O que está por trás da incursão militar ucraniana na Rússia?

Scholz sublinhou ainda que, dado o contínuo bombardeamento da infraestrutura elétrica da Ucrânia pela Rússia, a Alemanha aprovou recentemente uma assistência adicional de 170 milhões de euros para poder reparar rapidamente os piores danos e restaurar o fornecimento de energia antes do Inverno.

 O chanceler alemão lembrou ainda que no próximo ano a Alemanha já alocou nos seus orçamentos cerca de quatro mil milhões de euros em ajuda bilateral direta à Ucrânia.

Em resposta, Zelensky agradeceu à Alemanha e, pessoalmente, a Olaf Scholz a ajuda recebida para o esforço de guerra contra a Rússia.

"Exigimos uma paz justa para a Ucrânia e uma vitória para nós", disse Zelensky, garantindo que nenhum país quer tanto o fim do conflito como a Ucrânia.