África do Sul: seca na Cidade do Cabo
Prevê-se que as torneiras da Cidade do Cabo possam secar em alguns meses, por isso os residentes estão já a enfrentar difíceis restrições no uso diário de água. A DW observou como as pessoas estão a encarar a seca.
Chuva bem-vinda
Mais um dia de céu azul na Cidade do Cabo, onde a baixa precipitação e a diminuição do nível das barragens está deixar a população à beira de uma grave seca. Estão já em vigor restrições apertadas ao uso de água, ainda assim a cidade pode ficar sem água potável até abril de 2018.
Cada gota conta
Um residente instala um depósito de água da chuva nesta propriedade no centro da Cidade do Cabo. Se as torneiras secarem, cada cidadão terá acesso a 25 litros de água potável por dia em pontos de recolha em toda a cidade.
Jardins secaram
Os jardins da calçada da Sea Point, outrora verdes, estão agora cobertos por erva seca. Desde meados de 2017, foi proibida a utilização de água potável para a rega. De forma a economizar as reservas de águas subterrâneas, a cidade está também a desencorajar o uso das águas dos furos nos canteiros e jardins.
Negócios criativos
Localizada nos subúrbios de Sunset Beach, esta empresa usa água reciclada, armazenada num tanque, para lavar os carros dos seus clientes. Com as restrições atuais, as propriedades comerciais devem reduzir o uso de água em 45% face a 2015. O não cumprimento das restrições é punível com multas.
Cresce procura por tanques de água
Do lado de fora de um armazém que vende produtos para a casa, localizado nos subúrbios de Table View, os poucos tanques de água que restam estão assinalados como “vendidos”. O uso de água está limitado a 87 litros por pessoa por dia. Com o aproximar do “Dia Zero” - o dia em que as torneiras poderão secar - as lojas não conseguem acompanhar a procura por depósitos de água e recipientes.
Piscinas com água do mar
As piscinas públicas de Sea Point ainda estão abertas. As quatro piscinas foram cheias com água do Oceano Atlântico tratada. Para economizar água fresca, os chuveiros foram fechados.