1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Registados 119 casos de cólera em três províncias angolanas

Lusa
11 de janeiro de 2025

Os números de casos de cólera notificados em Angola estendem-se já às províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo, num total de 119, entre os quais 12 mortes. Governo já ativou Plano Nacional.

https://p.dw.com/p/4p3Tn
Cólera em Angola
Angola regista um total de 119 casos de cólera, entre os quais 12 mortesFoto: DW/C. Vieira

Os dados do último boletim do Ministério da Saúde, referente aos dias 9 e 10 de janeiro, indica que  Angola registou 24 novos casos, dos quais 20 no município de Cacuaco, (Luanda), onde se concentram a maior parte dos casos, três no município do Dande (Bengo) e um no município de Catete (Icolo e Bengo).

No total, foram registados 119 casos de cólera, sendo 56 de pacientes do sexo masculino e 63 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os dois e os 70 anos.

12 mortes

Foram notificadas 12 mortes, das quais 11 no município de Cacuaco, província de Luanda, e uma no município de Catete, província do Icolo e Bengo.

Estão em processamento no laboratório nacional de referência do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, 12 amostras de casos suspeitos, sendo 10 do Cacuaco e 2 do Bengo.

O Ministério da Saúde declarou o surto de cólera quando foi confirmado o primeiro caso, a 7 de janeiro, e ativou o Plano Nacional de Resposta contra a Cólera.